Minicursos e Oficinas




As inscrições nas Oficinas e Minicursos serão realizadas durante o credenciamento no dia 24/10 (terça-feira). Leia abaixo a descrição de cada atividade. 
Observação: Cada participante tem direito a se inscrever em uma oficina e em um minicurso.
OFICINAS

Título: Traçando curvas especiais
Responsáveis: Prof. Me. Fábio Mendes Ramos e Prof. Fabrícia Gracielle Santos
Descrição: O objetivo da oficina é traçar curvas especiais utilizando régua e lápis.  Serão traçadas as curvas: Parábola, Curva Exponencial, Espiral de Arquimedes, Astróide, Cardióide.  A  geometria será abordada de forma dinâmica sem a preocupação com o “algebrismo”, e gerando  a curiosidades nas relações de razões e proporções. Buscaremos despertar nos participantes dons artísticos, ao demonstrar que a matemática está presente em tudo e  transforma - lá  em arte.
Quantidade de vagas: 30

Título: Genética, Matemática e Sabor: herança da sensibilidade ao gosto amargo do PTC
Responsáveis: Prof. Dr.ª Valéria Mafra Cota, Prof. Me. Lílian Betânia Reis Amaro, Prof. Me. Vitor Hugo Henriques de Almeida
Descrição: Embora a Matemática e a Biologia pareçam ser disciplinas distintas, os modelos matemáticos têm sido usados como uma ferramenta poderosa para a compreensão da dinâmica de diversos fenômenos biológicos. Em contrapartida, processos biológicos têm servido de inspiração para novos métodos e teorias matemáticas1. Um exemplo clássico da interação entre a Matemática e a Biologia ocorreu no campo da genética, com o monge Gregor Mendel. Utilizando as plantas de ervilha como modelo biológico, Mendel realizou vários cruzamentos controlados com essas plantas. Com base nos padrões observados, nos dados de contagem coletados de várias gerações de cruzamentos e na análise matemática de seus resultados, Mendel propôs um modelo para explicar como as características observadas nos indivíduos parentais eram repassadas aos seus descendentes. Por essas descobertas, Mendel foi considerado o pai da Genética. Na população humana, diversas características genéticas clássicas foram também investigadas. Umas dessas características refere-se à habilidade de sentir o sabor amargo do composto químico feniltiocarbamida (PTC)2. A sensibilidade ao PTC é um exemplo de caráter que pode ser simplificadamente estudado como uma herança Mendeliana clássica, com um alelo dominante (T) que determina a sensibilidade ao PTC e um alelo recessivo (t), insensível ao PTC. A habilidade de sentir o sabor amargo do PTC na população humana possui uma distribuição bimodal, embora em média, 70% das pessoas sejam sensíveis ao PTC2,3. Nesse minicurso, nós iremos abordar sobre a herança genética da percepção do sabor amargo do PTC e suas implicações evolutivas. De forma prática, os participantes do minicurso serão desafiados a testar seu limite de sensibilidade (ou insensibilidade) ao PTC avaliando-se a capacidade de perceber ou não o sabor amargo em concentrações crescentes de PTC. Com bases nos resultados obtidos, serão discutidos alguns conceitos matemáticos e métodos que são usados nos estudos que avaliam a frequência e distribuição de sensíveis e insensíveis em populações humanas.
Quantidade de vagas: 20

Título: O uso do aplicativo MalMath no ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral
Responsáveis: Prof. Me. Adriana Martins da Silva Castro, Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo, Prof. Me. Lílian Isabel Ferreira Amorim.
Descrição: Diante dos avanços tecnológicos e da popularização dos dispositivos móveis, aliados às dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, foi pensado O curso intitulado “O uso do aplicativo MalMath no ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral” que tem como público alvo: acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, Professores de Matemática da Educação Básica e Superior, e demais interessados. O MalMath é um aplicativo gratuito para android que funciona sem conexão com a internet. Sua principal característica é ser um solucionador de problemas matemáticos, que demonstra detalhadamente a resolução do respectivo exercício. Ele ajuda a entender como é o processo de resolução de problemas, sendo útil para todos os níveis escolares: fundamental, médio e superior. Ele também desenvolve problemas em vários níveis de dificuldade e demonstra graficamente os resultados dos problemas. O objetivo do curso é apresentar o aplicativo e suas principais funções relativas ao conteúdo proposto, bem como refletir sobre como tais tecnologias devem ser utilizadas tanto por alunos como por professores.
Quantidade de vagas: 20
Observação: instalar o aplicativo Malmath no smartphone.

Título: O Ensino e Aprendizagem das Frações Utilizando Materiais Concretos
Responsáveis: Prof.ª Me. Juliana Guimarães Cançado, Prof. Me. Warley Ferreira da Cunha, Prof. Me. Warley Mendes Batista
Descrição: O uso de materiais manipuláveis propicia uma abordagem de maneira clara e objetiva dos conteúdos a serem ensinados, especialmente, o ensino das frações, que muitas vezes o aluno consegue associar frações a “ fatias de pizza”, “barras de chocolate” e não percebem que o termo “fração” está relacionada com “partes de um inteiro”, divisão, razão, proporção, “relação parte-todo”. Nos dias atuais, ainda é possível perceber que muitos educadores se restringem ao uso de quadro-negro e giz, método que dificulta a aprendizagem dos alunos, pois as aulas vão ficando monótonas e cansativas tanto para o educador quanto para o educando, por isso é de fundamental importância que o educador reavalie suas práticas pedagógicas e analise o que precisa ser mudado para que o aprendizado ocorra de forma agradável. Os materiais manipuláveis permitem que os alunos aprendam os conteúdos teóricos a partir de experiências concretas, através do manuseio dos mesmos eles conseguem construir conceitos, compreender regras e o mais importante que é fixar o que está sendo ensinado, tornando-se assim construtores do próprio conhecimento. Acreditamos que o ensino de número fracionário é bastante complexo e difícil de ser abstraído, havendo a necessidade de o aluno manipular materiais didáticos para facilitar o entendimento. O desenvolvimento dessa oficina espera contribuir para a formação dos acadêmicos de Matemática para a confecção e utilização de materiais concretos nas aulas de frações.
Quantidade de vagas: 25

Título: O uso do software Geogebra no estudo das cônicas e de superfícies quádricas.
Responsáveis: Prof.ª Me. Juliana Guimarães Cançado, Prof. Me. Warley Ferreira da Cunha, Prof. Me. Warley Mendes Batista
Descrição: Atualmente o ensino da Matemática na educação básica, sobretudo nas escolas públicas, passa por um momento nada animador conforme UNESCO (2016), que relata que frequentemente alunos concluem seus estudos, a nível de educação básica, sem ter alcançado os objetivos propostos nos currículos oficiais, principalmente no que diz respeito ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas tidas como indispensáveis à sua formação. E mesmo dentre os alunos que atingem as metas, existem muitos alunos que saem da escola totalmente desinteressados pela matemática e por áreas correlatas a ela. Esses resultados foram obtidos através de pesquisas nacionais e internacionais. Esse cenário é demasiadamente preocupante, considerando-se sobretudo a importância da Matemática no mundo atual e a autonomia que o raciocínio matemático produz na vida do indivíduo quando este se vê em situações em que deve realizar análises críticas sobre situações do seu cotidiano. Dentro desse contexto, merece destaque o ensino da Geometria, que aparece nesse cenário como um grande desafio. A de se levar em consideração que com o Movimento da Matemática Moderna o ensino da Geometria ficou por muito tempo esquecido no Brasil e relegado a um segundo plano. Somente no final do século XX voltou a ser visto como assunto importante e reapareceu nos currículos da educação básica, isso ocorreu após amplas discussões entre especialistas em educação matemática. Para transformar essa difícil realidade que vivenciamos no ensino da Geometria é preciso buscar alternativas que despertem o interesse dos alunos pelo estudo nessa área, aguçando assim a sua curiosidade sobre o assunto, principalmente através de aulas mais práticas, que busquem tornar o aluno menos passivo diante dos processos de ensino e aprendizagem, transformando-o em um construtor do seu próprio conhecimento. Uma das metodologias que podemos empregar para fazer isso é a Geometria Interativa, na qual, através do uso da tecnologia, busca-se fazer com que os alunos possam ver, construir e compreender os vários objetos geométricos e suas propriedades. Tendo isto em mente, apresentamos a presente oficina, intitulada por “O uso do software Geogebra no estudo das cônicas e de superfícies quádricas”. Nessa oficina fazemos uso do software Geogebra para verificar com os alunos os pontos do plano que satisfazem as definições das cônicas e porque as cônicas tem a representação gráfica que nos é apresentada nos livros de educação básica que tratam desse assunto. Também usamos o software Geogebra para identificar as cônicas nos traços dos parabolóides elíptico e hiperbólico e, como conseqüência, entender porque essas superfícies recebem esses nomes.
Quantidade de vagas: 30

Título: Conhecendo as funções da calculadora cientifica 82MS
Responsáveis: Prof. Me. Danivalton Fernandes de Oliveira
Descrição: A calculadora cientifica é um recurso tecnológico amplamente utilizado nos cursos técnicos e superiores, porém muitos alunos desconhecem a maioria de suas funções, utilizando apenas as funções básicas. Segundo Medeiros (2000) o uso da calculadora pode ajudar compreensão de conteúdos da matemática. Porém, deve-se primeiro conhecer suas funções para melhor aproveitamento desse recurso. Essa oficina tem como objetivo explorar as principais funções da calculadora cientifica para utilização desse recurso em sala de aula, em momentos de estudo ou trabalho.
Quantidade de vagas: 25
Observação: providenciar calculadora científica com modelo fx-82MS,  fx-83MS,  fx-85MS,  fx-270MS,  fx-300MS ou  fx-350M

Título: Geogebra, Áreas e Escalas
Responsáveis: Prof. Me. Daniel Martins Nunes
Descrição: As Tecnologias Digitais (TD) vem se destacando ultimamente como uma possibilidade versátil no ensino da Matemática, uma vez que por meio dela é possível construir situações didáticas que despertem a curiosidade dos alunos e que facilitem a aprendizagem de conceitos matemáticos de modo mais dinâmico (GABRIEL, 2013). O software Geogebra é exemplo disto, uma vez que ele possibilita ao aluno a visualização das relações existentes entre a geometria e a álgebra, contribuindo para a interligação dos conceitos matemáticos. Portanto, a proposta desta oficina é apresentar uma sugestão de atividade envolvendo o software Geogebra, conceitos de área de figuras planas, razão e proporção e leitura de escalas cartográficas.
Quantidade de vagas: 30

Título: Introdução ao Lyx
Responsáveis: Prof. Dr. Agnaldo Monteiro Farias e Prof. Me. Leonardo Martins do Nascimento
Descrição: Nessa oficina os participantes terão um breve contato com o Lyx, que é um processador de texto para a liguagem TEX. O Lyx é uma maneira fácil de obter um texto formatado pelo LATEX.
Quantidade de vagas: 30

MINICURSOS

Título: Inglês Instrumental: estratégias para leitura de textos acadêmico-científicos
Responsável: Carla Gracielle Ramos Fraga
Descrição:
O inglês instrumental, ou inglês para fins específicos ESP trata-se de uma abordagem de ensino de inglês que foca em necessidades específicas dos aprendizes, nessa esfera, podem abranger o ensino de inglês relacionado a termos técnicos, inglês para negócios, inglês para turismo, leitura de textos e outros. O inglês, além de ser um idioma que possibilita a comunicação/interação com diversas culturas, é o idioma exigido em muitas empresas, testes de seleção de mestrado/doutorado e progressão de carreira em alguns cargos públicos. No entanto, visto que nem todos dispõem de tempo e oportunidade para frequentarem um curso de Inglês, optamos por ofertar este minicurso. Reconhecemos a necessidade de estudantes e profissionais da área da Matemática e afins realizarem leituras no idioma inglês. Assim, o objetivo principal desta consiste em auxiliar os participantes a conhecerem estratégias específicas de leitura através das técnicas de skimming, scaning, discourse markers e outras tendo como base exemplos de textos científicos específicos da área.Quantidade de vagas: 30


Título: Introdução à Geometria Hiperbólica
Responsável: Prof. Me. Frederico Ventura Batista
Descrição:
O minicurso pretende apresentar, de modo sucinto, os conceitos iniciais da Geometria Hiperbólica. Nesse sentido, será feita uma contextualização histórica apontando os principais matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento dessa geometria não-euclidiana. Além disso, pretende-se realizar alguns comparativos dessa entre a Geometria Hiperbólica e a Geometria Euclidiana. Durante o minicurso será utilizado o software Geogebra para explorarmos objetos geométricos no Disco de Poincaré que é um dos modelos para a Geometria Hiperbólica Plana.
Quantidade de vagas: 30

Título: Introdução ao Cálculo de Sistemas Lineares com o Excel/BrOffice Calc.
Responsáveis: Prof. Waldomiro Rodrigues Barbosa Junior
Descrição: É comum em inúmeras situações obter um sistema linear em um processo de modelamento matemático de diversos problemas. E a resolução deste sistema nem sempre se dá de forma simples, surgindo então a necessidade do uso de recursos computacionais, de forma que torne viável encontra as soluções numéricas de cada variável pertencente ao sistema.  Objetiva-se com este minicurso mostra os processos de resolução de sistemas lineares, por meio dos métodos de Gauss – Jacobi, da regra de Cramer e da Matriz inversa. A metodologia abordada no minicurso será de forma expositiva e dialogada de cada método supracitado. Será usado o software Excel para o sistema operacional Windows ou BrOffice Calc para o sistema operacional Linux. Espera-se que ao término do minicurso, os participantes sejam capazes de solucionar de maneira “simples” problemas que envolvam sistemas lineares.
Quantidade de vagas: 30

Título: O Método dos mínimos quadrados: uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Responsáveis: Prof. Dr. Agnaldo Monteiro Farias e Prof. Me. Leonardo Martins do Nascimento
Descrição: Atualmente, os professores, em sala de aula, se deparam com muitas perguntas do tipo: “Para que serve a Matemática?” ou “Onde vou usar isso?”. Os alunos necessitam cada vez mais ver um ”significado” prático no que estão estudando e/ou se podem aplicar os conteúdos vistos em sala de aula em alguma situação no cotidiano. Neste sentido, a modelagem matemática é uma alternativa metodológica de trabalhar a Matemática de forma que a mesma esteja próxima da vida do aluno e forneça a ele habilidades de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Um dos atributos da modelagem matemática de uma situação problema está na possibilidade de estimar o comportamento de um experimento a longo prazo. Uma importante ferramenta nesse processo é o Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), que consiste em aproximar dados experimentais por um modelo matemático, de modo a minimizar os erros dessas previsões, dando assim, maior credibilidade para a análise de tendências de um experimento. O objetivo deste minicurso é apresentar o MMQ no caso de ajuste linear de curvas.
Quantidade de vagas: 30

Título: Minicurso sobre aplicação dos softwares R e Broffice para Estatística
Responsáveis: Prof. Me. Anderson Vantuir Nobre Vieira
Descrição: Serão trabalhadas algumas funções para resolver problemas de estatística básica e experimental nos Softwares R e BrOffice. Também haverá algumas funções básicas de programação no software R.
Quantidade de vagas: 30

Título: Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis
Responsáveis: Prof.ª Adriana Martins da Silva, Prof.ª Isabela Cristina Soares Gregor, Prof. Josué Antunes de Macedo, Prof. Me. Lílian Isabel Ferreira Amorim
Descrição: O curso intitulado “Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis“ é resultado de um projeto de pesquisa sobre Geometrias Não Euclidianas, e tem como público alvo alunos do Ensino Médio, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, Professores de Matemática da Educação Básica e demais interessados. O objetivo do curso é introduzir algumas noções de geometria esférica através de materiais manipuláveis. Os conteúdos explorados serão: A superfície esférica, Retas (construção, propriedades), Ângulos (construção, medidas, propriedades), Triângulos (tipos, construção, propriedades), Calculando distâncias na esfera.
Quantidade de vagas: 25


Título: Latex para iniciantes (CANCELADO)
Responsáveis: Prof. Rudney Carlos da Mata, Prof. Paulo Giovane Lemos, Prof.ª Thaiana Martins Marques
Descrição: A proposta deste minicurso é estabelecer um contato inicial com a linguagem LaTex, ferramenta que todo acadêmico de Matemática deveria conhecer devido as suas potencialidades para escrita de artigos, trabalhos de conclusão de curso, apresentações e qualquer texto que envolva várias fórmulas e símbolos matemáticos. LaTex é uma linguagem que atualmente é utilizada amplamente na escrita de artigos científicos, com ela é possível concentrar no conteúdo sem se preocupar com a formatação, sendo possível construir além também folders, pôster e livros. Assim este minicurso tem por finalidade familiarizar o participante com esta linguagem, aprendendo desde a instalação à produção de textos, constituindo uma excelente oportunidade para quem se interessa em publicações utilizando o LaTeX.
Quantidade de vagas: 30
Observação: Para o 2º dia é desejável que os participantes levem seu próprio computador.