As
inscrições nas Oficinas e Minicursos serão realizadas durante o credenciamento
no dia 24/10 (terça-feira). Leia abaixo a descrição de cada atividade.
Observação: Cada participante tem direito a se
inscrever em uma oficina e em um minicurso.
OFICINAS
Título: Traçando
curvas especiais
Responsáveis: Prof. Me. Fábio Mendes Ramos e Prof.
Fabrícia Gracielle Santos
Descrição: O objetivo da oficina é traçar curvas
especiais utilizando régua e lápis. Serão traçadas as curvas: Parábola,
Curva Exponencial, Espiral de Arquimedes, Astróide, Cardióide. A
geometria será abordada de forma dinâmica sem a preocupação com o “algebrismo”,
e gerando a curiosidades nas relações de razões e proporções. Buscaremos
despertar nos participantes dons artísticos, ao demonstrar que a matemática
está presente em tudo e transforma - lá em arte.
Quantidade de vagas: 30
Título:
Genética, Matemática e Sabor: herança da sensibilidade
ao gosto amargo do PTC
Responsáveis: Prof. Dr.ª Valéria Mafra Cota, Prof.
Me. Lílian Betânia Reis Amaro, Prof. Me. Vitor Hugo Henriques de Almeida
Descrição: Embora a Matemática e a Biologia pareçam
ser disciplinas distintas, os modelos matemáticos têm sido usados como uma
ferramenta poderosa para a compreensão da dinâmica de diversos fenômenos
biológicos. Em contrapartida, processos biológicos têm servido de inspiração
para novos métodos e teorias matemáticas1. Um exemplo clássico da
interação entre a Matemática e a Biologia ocorreu no campo da genética, com o
monge Gregor Mendel. Utilizando as plantas de ervilha como modelo biológico,
Mendel realizou vários cruzamentos controlados com essas plantas. Com base nos
padrões observados, nos dados de contagem coletados de várias gerações de
cruzamentos e na análise matemática de seus resultados, Mendel propôs um modelo
para explicar como as características observadas nos indivíduos parentais eram
repassadas aos seus descendentes. Por essas descobertas, Mendel foi considerado
o pai da Genética. Na população humana, diversas características genéticas
clássicas foram também investigadas. Umas dessas características refere-se à
habilidade de sentir o sabor amargo do composto químico feniltiocarbamida (PTC)2.
A sensibilidade ao PTC é um exemplo de caráter que pode ser simplificadamente
estudado como uma herança Mendeliana clássica, com um alelo dominante (T) que
determina a sensibilidade ao PTC e um alelo recessivo (t), insensível ao PTC. A
habilidade de sentir o sabor amargo do PTC na população humana possui uma
distribuição bimodal, embora em média, 70% das pessoas sejam sensíveis ao PTC2,3.
Nesse minicurso, nós iremos abordar sobre a herança genética da percepção do
sabor amargo do PTC e suas implicações evolutivas. De forma prática, os
participantes do minicurso serão desafiados a testar seu limite de
sensibilidade (ou insensibilidade) ao PTC avaliando-se a capacidade de perceber
ou não o sabor amargo em concentrações crescentes de PTC. Com bases nos
resultados obtidos, serão discutidos alguns conceitos matemáticos e métodos que
são usados nos estudos que avaliam a frequência e distribuição de sensíveis e
insensíveis em populações humanas.
Quantidade de vagas: 20
Título: O uso
do aplicativo MalMath no ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e
Integral
Responsáveis: Prof. Me. Adriana Martins da Silva
Castro, Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo, Prof. Me. Lílian Isabel Ferreira
Amorim.
Descrição: Diante dos avanços
tecnológicos e da popularização dos dispositivos móveis, aliados às
dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e
Integral, foi pensado O curso intitulado “O
uso do aplicativo MalMath
no ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral” que tem como público alvo: acadêmicos dos cursos de
Licenciatura em Matemática e Física, Professores de Matemática da Educação
Básica e Superior, e demais interessados. O MalMath é um
aplicativo gratuito para android que funciona sem conexão com a internet. Sua
principal característica é ser um solucionador de problemas matemáticos, que
demonstra detalhadamente a resolução do respectivo exercício. Ele ajuda a
entender como é o processo de resolução de problemas, sendo útil para todos os
níveis escolares: fundamental, médio e superior. Ele também desenvolve
problemas em vários níveis de dificuldade e demonstra graficamente os
resultados dos problemas. O objetivo do curso é
apresentar o aplicativo e suas principais funções relativas ao conteúdo
proposto, bem como refletir sobre como tais tecnologias devem ser utilizadas
tanto por alunos como por professores.
Quantidade de vagas: 20
Observação: instalar o aplicativo Malmath no smartphone.
Título: O
Ensino e Aprendizagem das Frações Utilizando Materiais Concretos
Responsáveis: Prof.ª Me. Juliana Guimarães Cançado,
Prof. Me. Warley Ferreira da Cunha, Prof. Me. Warley Mendes Batista
Descrição: O uso de materiais
manipuláveis propicia uma abordagem de maneira clara e objetiva dos conteúdos a
serem ensinados, especialmente, o ensino das frações, que muitas vezes o aluno
consegue associar frações a “ fatias de pizza”, “barras de chocolate” e não
percebem que o termo “fração” está relacionada com “partes de um inteiro”,
divisão, razão, proporção, “relação parte-todo”. Nos dias atuais, ainda é
possível perceber que muitos educadores se restringem ao uso de quadro-negro e
giz, método que dificulta a aprendizagem dos alunos, pois as aulas vão ficando
monótonas e cansativas tanto para o educador quanto para o educando, por isso é
de fundamental importância que o educador reavalie suas práticas pedagógicas e
analise o que precisa ser mudado para que o aprendizado ocorra de forma
agradável. Os materiais manipuláveis permitem que os alunos aprendam os
conteúdos teóricos a partir de experiências concretas, através do manuseio dos
mesmos eles conseguem construir conceitos, compreender regras e o mais
importante que é fixar o que está sendo ensinado, tornando-se assim
construtores do próprio conhecimento. Acreditamos que o ensino de número fracionário
é bastante complexo e difícil de ser abstraído, havendo a necessidade de o
aluno manipular materiais didáticos para facilitar o entendimento. O
desenvolvimento dessa oficina espera contribuir para a formação dos acadêmicos
de Matemática para a confecção e utilização de materiais concretos nas aulas de
frações.
Quantidade de vagas: 25
Título: O uso
do software Geogebra no estudo das cônicas e de superfícies quádricas.
Responsáveis: Prof.ª Me. Juliana Guimarães Cançado,
Prof. Me. Warley Ferreira da Cunha, Prof. Me. Warley Mendes Batista
Descrição: Atualmente o ensino da Matemática na
educação básica, sobretudo nas escolas públicas, passa por um momento nada
animador conforme UNESCO (2016), que relata que frequentemente alunos concluem
seus estudos, a nível de educação básica, sem ter alcançado os objetivos
propostos nos currículos oficiais, principalmente no que diz respeito ao
conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas
tidas como indispensáveis à sua formação. E mesmo dentre os alunos que atingem
as metas, existem muitos alunos que saem da escola totalmente desinteressados
pela matemática e por áreas correlatas a ela. Esses resultados foram obtidos através
de pesquisas nacionais e internacionais. Esse cenário é demasiadamente
preocupante, considerando-se sobretudo a importância da Matemática no mundo
atual e a autonomia que o raciocínio matemático produz na vida do indivíduo
quando este se vê em situações em que deve realizar análises críticas sobre
situações do seu cotidiano. Dentro desse contexto, merece destaque o ensino da
Geometria, que aparece nesse cenário como um grande desafio. A de se levar em
consideração que com o Movimento da Matemática Moderna o ensino da Geometria
ficou por muito tempo esquecido no Brasil e relegado a um segundo plano.
Somente no final do século XX voltou a ser visto como assunto importante e
reapareceu nos currículos da educação básica, isso ocorreu após amplas
discussões entre especialistas em educação matemática. Para transformar essa
difícil realidade que vivenciamos no ensino da Geometria é preciso buscar
alternativas que despertem o interesse dos alunos pelo estudo nessa área,
aguçando assim a sua curiosidade sobre o assunto, principalmente através de
aulas mais práticas, que busquem tornar o aluno menos passivo diante dos
processos de ensino e aprendizagem, transformando-o em um construtor do seu
próprio conhecimento. Uma das metodologias que podemos empregar para fazer isso
é a Geometria Interativa, na qual, através do uso da tecnologia, busca-se fazer
com que os alunos possam ver, construir e compreender os vários objetos
geométricos e suas propriedades. Tendo isto em mente, apresentamos a presente
oficina, intitulada por “O uso do software Geogebra no estudo das cônicas e de
superfícies quádricas”. Nessa oficina fazemos uso do software Geogebra para
verificar com os alunos os pontos do plano que satisfazem as definições das
cônicas e porque as cônicas tem a representação gráfica que nos é apresentada
nos livros de educação básica que tratam desse assunto. Também usamos o
software Geogebra para identificar as cônicas nos traços dos parabolóides
elíptico e hiperbólico e, como conseqüência, entender porque essas superfícies
recebem esses nomes.
Quantidade de vagas: 30
Título: Conhecendo
as funções da calculadora cientifica 82MS
Responsáveis: Prof. Me. Danivalton Fernandes de
Oliveira
Descrição: A calculadora cientifica é um recurso
tecnológico amplamente utilizado nos cursos técnicos e superiores, porém muitos
alunos desconhecem a maioria de suas funções, utilizando apenas as funções
básicas. Segundo Medeiros (2000) o uso da calculadora pode ajudar compreensão
de conteúdos da matemática. Porém, deve-se primeiro conhecer suas funções para
melhor aproveitamento desse recurso. Essa oficina tem como objetivo explorar as
principais funções da calculadora cientifica para utilização desse recurso em
sala de aula, em momentos de estudo ou trabalho.
Quantidade de vagas: 25
Observação: providenciar calculadora científica com modelo fx-82MS,
fx-83MS, fx-85MS, fx-270MS, fx-300MS ou fx-350M
Título:
Geogebra, Áreas e Escalas
Responsáveis: Prof. Me. Daniel Martins Nunes
Descrição: As Tecnologias Digitais (TD) vem se
destacando ultimamente como uma possibilidade versátil no ensino da Matemática,
uma vez que por meio dela é possível construir situações didáticas que
despertem a curiosidade dos alunos e que facilitem a aprendizagem de conceitos
matemáticos de modo mais dinâmico (GABRIEL, 2013). O software Geogebra é
exemplo disto, uma vez que ele possibilita ao aluno a visualização das relações
existentes entre a geometria e a álgebra, contribuindo para a interligação dos
conceitos matemáticos. Portanto, a proposta desta oficina é apresentar uma
sugestão de atividade envolvendo o software Geogebra, conceitos de área de
figuras planas, razão e proporção e leitura de escalas cartográficas.
Quantidade
de vagas: 30
Título: Introdução
ao Lyx
Responsáveis: Prof. Dr. Agnaldo Monteiro Farias e
Prof. Me. Leonardo Martins do Nascimento
Descrição: Nessa oficina os participantes terão um
breve contato com o Lyx, que é um processador de texto para a liguagem TEX. O
Lyx é uma maneira fácil de obter um texto formatado pelo LATEX.
Quantidade de vagas: 30
MINICURSOS
Título: Inglês Instrumental: estratégias para leitura de textos
acadêmico-científicos
Responsável: Carla Gracielle Ramos Fraga
Descrição:
O
inglês instrumental, ou inglês para fins específicos ESP trata-se de uma
abordagem de ensino de inglês que foca em necessidades específicas dos
aprendizes, nessa esfera, podem abranger o ensino de inglês relacionado a
termos técnicos, inglês para negócios, inglês para turismo, leitura de textos e
outros. O inglês, além de ser um idioma que possibilita a comunicação/interação
com diversas culturas, é o idioma exigido em muitas empresas, testes de seleção
de mestrado/doutorado e progressão de carreira em alguns cargos públicos. No
entanto, visto que nem todos dispõem de tempo e oportunidade para frequentarem
um curso de Inglês, optamos por ofertar este minicurso. Reconhecemos a
necessidade de estudantes e profissionais da área da Matemática e afins realizarem
leituras no idioma inglês. Assim, o objetivo principal desta consiste em
auxiliar os participantes a conhecerem estratégias específicas de leitura
através das técnicas de skimming, scaning, discourse markers e outras
tendo como base exemplos de textos científicos específicos da área.Quantidade de vagas:
30
Título: Introdução
à Geometria Hiperbólica
Responsável: Prof. Me. Frederico Ventura Batista
Descrição:
O
minicurso pretende apresentar, de modo sucinto, os conceitos iniciais da
Geometria Hiperbólica. Nesse sentido, será feita uma contextualização histórica
apontando os principais matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento
dessa geometria não-euclidiana. Além disso, pretende-se realizar alguns
comparativos dessa entre a Geometria Hiperbólica e a Geometria Euclidiana.
Durante o minicurso será utilizado o software Geogebra para explorarmos objetos
geométricos no Disco de Poincaré que é um dos modelos para a Geometria
Hiperbólica Plana.
Quantidade de vagas: 30
Título: Introdução ao Cálculo de Sistemas Lineares com o Excel/BrOffice Calc.
Responsáveis: Prof. Waldomiro Rodrigues Barbosa
Junior
Descrição: É comum em inúmeras situações obter um
sistema linear em um processo de modelamento matemático de diversos problemas.
E a resolução deste sistema nem sempre se dá de forma simples, surgindo então a
necessidade do uso de recursos computacionais, de forma que torne viável
encontra as soluções numéricas de cada variável pertencente ao sistema.
Objetiva-se com este minicurso mostra os processos de resolução de sistemas
lineares, por meio dos métodos de Gauss – Jacobi, da regra de Cramer e da
Matriz inversa. A metodologia abordada no minicurso será de forma expositiva e
dialogada de cada método supracitado. Será usado o software Excel para o sistema
operacional Windows ou BrOffice Calc para o sistema operacional Linux.
Espera-se que ao término do minicurso, os participantes sejam capazes de
solucionar de maneira “simples” problemas que envolvam sistemas lineares.
Quantidade de vagas: 30
Título: O Método dos mínimos quadrados: uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Responsáveis: Prof. Dr. Agnaldo Monteiro Farias e
Prof. Me. Leonardo Martins do Nascimento
Descrição: Atualmente, os professores, em sala de
aula, se deparam com muitas perguntas do tipo: “Para que serve a Matemática?”
ou “Onde vou usar isso?”. Os alunos necessitam cada vez mais ver um
”significado” prático no que estão estudando e/ou se podem aplicar os conteúdos
vistos em sala de aula em alguma situação no cotidiano. Neste sentido, a
modelagem matemática é uma alternativa metodológica de trabalhar a Matemática
de forma que a mesma esteja próxima da vida do aluno e forneça a ele
habilidades de transformar problemas do cotidiano em problemas matemáticos e resolvê-los
interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. Um dos atributos da
modelagem matemática de uma situação problema está na possibilidade de estimar
o comportamento de um experimento a longo prazo. Uma importante ferramenta
nesse processo é o Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), que consiste em
aproximar dados experimentais por um modelo matemático, de modo a minimizar os
erros dessas previsões, dando assim, maior credibilidade para a análise de
tendências de um experimento. O objetivo deste minicurso é apresentar o MMQ no
caso de ajuste linear de curvas.
Quantidade de vagas: 30
Título: Minicurso sobre aplicação dos softwares R e Broffice para Estatística
Responsáveis: Prof. Me. Anderson Vantuir Nobre Vieira
Descrição: Serão trabalhadas algumas funções para
resolver problemas de estatística básica e experimental nos Softwares R e
BrOffice. Também haverá algumas funções básicas de programação no software R.
Quantidade de vagas: 30
Título: Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis
Responsáveis: Prof.ª Adriana Martins da Silva, Prof.ª
Isabela Cristina Soares Gregor, Prof. Josué Antunes de Macedo, Prof. Me. Lílian
Isabel Ferreira Amorim
Descrição: O curso intitulado
“Geometria esférica por meio de materiais manipuláveis“ é resultado de um
projeto de pesquisa sobre Geometrias Não Euclidianas, e tem como público alvo
alunos do Ensino Médio, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e
Física, Professores de Matemática da Educação Básica e demais interessados. O
objetivo do curso é introduzir algumas noções de geometria esférica através de
materiais manipuláveis. Os conteúdos explorados serão: A superfície esférica,
Retas (construção, propriedades), Ângulos (construção, medidas, propriedades),
Triângulos (tipos, construção, propriedades), Calculando distâncias na esfera.
Quantidade de vagas: 25